20.10.09

Tons do Coração

Era pra ser um blog onde eu compartilharia os relatos das minhas viagens pelo território geográfico, mas não há como fugir dos territórios que vão além da faixa de realidade conhecida pela maioria. Eis que me obrigo a usar este blog para, além das viagens físicas, descrever também as viagens psíquicas, as viagens de sensações, de cores, de sons, de amores. Me obrigo a compartilhar com vocês o que está além dos meus passos de viajante. Os passos que dou aqui no mesmo lugar, os passos não palpáveis. Meus passos solitários e meus passos com mãos dadas e corações unidos.

Pois bem, início agora o relato de uma viagem da consciência acompanhado de tambores, amigos, dança circular, natureza e outras coisinhas mais. Acompanhe-me se quiser...

Tons do Coração é o nome de um projeto musical criado pelo Fagner e pelo Dario, de São José do Cedro-SC e Osasco-SP, respectivamente. O Tons utiliza-se da música como meio de acesso a nossa sabedoria mais profunda e de contato com nosso eu interior. Através dos sons, estabelecemos um resgate de nós mesmos, fazendo as pazes com aquelas nossas partes que ficaram esquecidas durante o caminhar da vida.
O instrumento base utilizado no projeto são os tambores - africanos e xamânicos -, mas muitos outros instrumentos são bem vindos na roda. O silêncio também é importante e faz parte do processo de conexão.

Participei nos dias 11 e 12 de outubro de uma Oficina de Tambores coordenada por essas duas pessoas (Fag e Dodo) incríveis que fazem parte da minha vida. Reunimos em torno de umas 20 pessoas para a realização desse trabalho. Alguns já amigos e parceiros de caminhada há um bom tempo, os outros ("novatos", só de nome) se achegando aos poucos .
Iniciamos os trabalhos no sábado a noite, fazendo algumas vivências bastante fortes apesar de simples, como por exemplo, se apresentar utilizando o som de um instrumento de nossa escolha. No domingo de manhã seguimos para o sítio de um colega de yoga a fim de terminar os trabalhos por lá, em contato com a natureza. Dia de sol, fomos todos construir nossos tambores próximos a cachoeira do local. Algumas horas de trabalho cortando couro, amarrando, contruindo nossos instrumentos.
A tarde, enquanto os tambores secavam aproveitamos para dançar em roda e brincar. A Dalal, amiga do Fagner lá de Floripa, nos guiou com seu "para-quedas" e outras brincadeiras. Sendo dia das crianças, nada melhor que comemorar brincando e resgatando nossas lembranças da infância.
A noite, fogueira acessa, todos se colocaram a postos para batucar e dançar ao redor do fogo. A chuva indo e vindo, nos guiava ora dançando em volta da fogueira, ora se escondendo embaixo do telhado. Assim foi até a chuva se instalar de vez e não dar mais tregua, nos fazendo mudar a fogueira para um lugar coberto.
Bem instalados realizamos alguma vivências que foram bastante fortes e bonitas. No dia seguinte, com os tambores secos, nos reunimos para tocá-los. Foi lindo ver aquele monte de tambores todos juntos, cada um tocando seu sentimento e os sons se unindo num ritmo só. Mais lindo foi ver os depoimentos do pessoal que nunca havia participado e que deu um show em tudo o que foi vivenciado.
Para além disso, muita coisa acontece no mundo sutil, mas essa parte eu deixo que fique com cada um que esteve lá e sentiu tanta coisa boa.
Dessa vivência com os tambores surgiram amizades bonitas, muito carinho, companheirismo.

O trabalho do Tons do Coração agora é feito no CIP, em São José do Cedro - um local onde ficam menores infratores. A idéia é que através da música esses jovens possam enxergar outras realidades, e também para mostrar para a sociedade que eles são muito mais do que simplesmente jovens infratores. São jovens cheios de capacidade, criatividade e só precisando de oportunidade. Precisando de coisas que permitam a eles serem quem são de fato, em essência. E isso o Tons tem feito muito bem... tem levado pra eles a possibilidade do contato com o que há de mais bonito neles mesmos sem forçar nada. É só o som, a abertura para vivenciar e falar parte deles mesmo sem precisar de esforço algum.
Quem quiser conhecer melhor o trabalho pode acessar o link: http://www.tonsdocoracao.com.br/

Por hora é isso. Sigo batucando, tamborilando.
Hey!

Seguem fotos para deixar todos com gostinho de "eu quero!"




































1. Eu e Aline pintando os tambores.

2. Eu e Dodo.

3. Contruindo tambores no sítio.

4. Brincadeira de roda.

5. Dança circular.

6. O para-quedas da Dalal.

7. Pessoal tocando os tambores.

8. Galera que participou.

4 comentários:

Paulo Roberto - Parofes disse...

Mas esse blog tá zen demais! kkkkkk

Danielzinho disse...

Daiana, por gentileza, se vc pdesse me enviar sue roteiro d Machu Picchu ajudaria muito.
Muito obrigado.
Muita saude e paz na sua mochila
bjs.
Daniel Domingues
danieldominguess@hotmail.com

Ellen disse...

Olá adoramos o blog e convidamos vc a nos visitar tbém...
www.viagemafora.blogspot.com
bjs
Antonio & Ellen

Solano disse...

olá, vc pode me disponibilizar o seu roteiro e importantes comentários/dicas da sua viagem a machupicchu? Pretendo fazer essa viagem em agosto via corumbá (trem da morte). Obrigado!
E-mail: diogosolano@gmail.com